Produção gráfica e literária independente instala circuito OFF Flipiri

terça-feira, setembro 12, 2017




O lixo, a água, o patrimônio arquitetônico, a memória dos velhos estimularam a produção da zine PiriGO, que tem 12 jovens pirenopolinos como autores e autoras. Esta iniciativa de publicação deflagra a realização da OFF Flipiri, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de setembro, em paralelo à Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri), ocupando o Estrelário do Hostel 7 Rua Direita, com programação dedicada à cultura gráfica e à literatura independente.

Promovido pela Nega Lilu Editora e pelo Hostel 7 Rua Direita, este circuito alternativo busca fortalecer a cultura da autopublicação como forma de empoderamento para a transformação social. Sem vínculo institucional, a iniciativa surge a partir do protagonismo de autores e autoras independentes, coletivos criativos e nanoeditoras de Goiás e do Distrito Federal.

Com foco na produção criativa, no estímulo à leitura e em circulação alternativa, a OFF Flipiri inicia atividades no sábado (23/9), às 9 horas, com um bate-papo sobre poesia contemporânea, conduzido pelas poetas goianas Dairan Lima e Cássia Fernandes. Para interessados em ilustração, a artista visual Patrícia Ferreira ministra oficina de desenho, às 10 horas. Para todas as atividades, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, com antecedência do início dos trabalhos.

“Autopublicação e circulação da produção gráfica-literária” é o assunto para a roda de conversa marcada para 14h30, também no Hostel 7 Rua Direita, com Larissa Mundim (Nega Lilu Editora - Goiânia), Roberta AR (Facada x e Minas Nerds - Brasília), Andros Anderson (Lucarna Casa Editorial - Pirenópolis) e Luda Lima (Supernova - Brasília). A partir das 16 horas, começa mais uma edição da feira e-cêntrica de publicações independentes: livros especiais, zines, HQs, desenhos originais, prints em suportes diversos.

Lançamento
No bate-papo das 17 horas, os jovens autores da PiriGo compartilham, o processo criativo da publicação, desenvolvida durante a oficina Publique-se realizada pela Nega Lilu Editora e pelo Hostel 7 Rua Direita. A partir de parceria com a Escola Estadual Comendador Christovam de Oliveira de Pirenópolis, a zine será lançada durante a nona edição da Flipiri.



O empoderamento continua na pauta paralela por meio do audiovisual. A Mostra das Minas-GO começa às 19 horas e exibe curtas-metragens dirigidos por mulheres. A curadoria é da cineasta Vanessa Goveia.

A programação do primeiro dia se encerra com a performance Olhando no escuro, que tem Alessandra Rosa e Morgana Poiesis em cena. Este trabalho que acaba de estrear em Pirenópolis, abre-alas para o Sarau das Minas-GO, coordenado pela atriz e escritora Carol Schmid, um espaço para a expressão da obra autoral de mulheres, na literatura, na música, na dança. Os homens são convidados a participar como plateia.

A atuação da mulher na cadeia produtiva livreira é o tema que motiva, no domingo (24/9), às 9 horas, a reunião do Mulherio das Letras de Goiás e do Distrito Federal. Mobilização nacional alavancada na web pela escritora Maria Valéria Rezende, o grupo conta com mais de 5 mil participantes envolvidas na articulação de um grande encontro nacional, em outubro, em João Pessoa/PB.

“Esta última reunião antes do encontro na Paraíba será estratégica para integrar a pauta que está sendo levada pelo Centro-Oeste, uma das regiões onde a produção literária encontra-se mais invisibilizada, bem como o Norte e o Nordeste do Brasil”, reflete a escritora e editora Larissa Mundim. Em Goiás, o Mulherio das Letras realizou reunião ampliada em 8 de junho, com a presença de cerca de 60 pessoas, no Centro Cultural da UFG.

Programação - OFF Flipiri
Local: Hostel 7 Rua Direita (Rua Direita, 68, Centro, Pirenópolis/GO)

23 de setembro (sábado)

9h – Bate-papo com as poetas Dairan Lima e Cássia Fernandes
10h – Oficina de desenho contemporâneo, com Patrícia Ferreira
14h30 - Bate-papo: Autopublicação e circulação da produção gráfica-literária, com Larissa Mundim (Nega Lilu Editora - Goiânia), Roberta AR (Facada x e Minas Nerds - Brasília), Andros Anderson (Lucarna Casa Editorial - Pirenópolis) e Luda Lima (Supernova - Brasília)
16h às 22h – Feira e-cêntrica de publicações independentes
17h – Bate-papo: Processo criativo da zine PiriGo, resultado da oficina Publique-se para jovens estudantes de Pirenópolis
19h – Mostra das Minas-GO. Coordenação: Vanessa Goveia
19h30 – Performance: Olhando no escuro, com Alessandra Rosa e Morgana Poiesis
19h40 - Sarau das Minas-GO. Coordenação: Carol Schmid


24 de setembro (domingo) 

9h – Reunião do Mulherio das Letras GO e DF


Contato:
Alfredo Moreira (Hostel 7 Rua Direita) – 61 9986-6675
Larissa Mundim (Nega Lilu Editora) – 62 99968-1658




You Might Also Like

0 comentários

Subscribe