INSCREVA-SE: workshop A Fuga

segunda-feira, abril 08, 2013



O Coletivo Esfinge promove o workshop A fantasia como um ato de invenção e intervenção movido pelo desejo de poesia, nos dias 27 de abril e 04 de maio, das 9h às 12h, no Café Coreto, para compartilhar o conceito e o processo criativo do projeto A Fuga, que promoveu sete performances públicas, entre fevereiro de 2012 e março de 2013. Com o total de 6 horas/aula, a atividade é dedicada a profissionais, estudantes e pesquisadores nas Artes Visuais, Artes Cênicas e Design de Moda.

Ministrado pela Designer de Moda, Lara Vaz, o workshop prevê, inicialmente, a apresentação das sete Fugas, no contexto das ações do Coletivo Esfinge, que comentam, transformam e difundem o livro Sem Palavras, da jornalista Larissa Mundim. Dividido em dois encontros, o programa propõe também reflexões sobre o mundo contemporâneo da moda, a criação de estilo pessoal, e intersecções com as Artes. Veja programa abaixo.

“Desregulação é o conceito que vamos usar para orientar o desenvolvimento e construção da fantasia caseira”, conta Lara Vaz. O mesmo conceito foi utilizado para nortear as sete performances que reuniram 39 pessoas fantasiadas, convidadas pela Internet a assistir a um filme, tomar um café, fazer as compras de supermercado, entre outros compromissos cotidianos. “Manifestações de deslocamento do papel social de cada um, sem prejuízo à agenda”, comenta a Designer de Moda, que é Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo.

De acordo com o programa do workshop, Lara Vaz vai auxiliar no processo de desenvolvimento do conceito denominado “fantasia caseira”, primeiramente a partir da concepção de um mapa mental, usando fotos, objetos, imagens, elementos de qualquer natureza, que tenham conexão com a memória e a individualidade do participante. No segundo encontro, marcado para 4 de maio, os participantes farão apresentação do resultado alcançado a partir de referência conceituais desenvolvidas individualmente no primeiro encontro, como se estivessem concebendo figurinos para uma nova fuga.

A atividade gratuita integra o projeto apoiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura que vai se encerrar com o lançamento do catálogo que traz artigo de Lara Vaz, entrevistas e o registro fotográfico de Lu Barcelos e Layza Vasconcelos, feito nas sete performances públicas.

Mais info: http://negalilu.blogspot.com.br/p/performance.html 



PROGRAMA

Encontro 1
Ministrantes: Lara Vaz (Mestre em Design) e Larissa Mundim (jornalista, blogueira e autora do livro Sem Palavras)

- Contextualização do projeto A Fuga nas ações do Coletivo Esfinge

a) Histórico e pilares conceituais do trabalho
b) Outras ações correlatas nas Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Literatura, Design e Comunicação
c) A Fuga em 7 happenings
             
- Reflexões sobre o contexto da moda no mundo contemporâneo para a criação de um estilo pessoal
- Orientação para o desenvolvimento do projeto através do conceito do desregular, o qual torna possível a construção da fantasia caseira.
- Processo individual de desenvolvimento do conceito de fantasia caseira, primeiramente a partir da concepção de um mapa mental em que se destaca fotos, objetos, imagens, elementos de qualquer natureza, que tenham a ver com a memória e individualidade de cada um, para se fazer uma tradução de sua fantasia subjetiva ou estilo pessoal, em diagrama escrito ou ilustrado.

Encontro 2
Ministrante: Lara Vaz (Mestre em Design)

- Apresentação individual dos painéis de estilo que compõe a fantasias caseiras.



PARA SE INSCREVER, POR FAVOR, ENVIAR EMAIL PARA negalilu@gmail.com INFORMANDO:

Nome completo
Profissão ou curso (no caso de estudante)
Fone
Email
Por que deseja participar do workshop?

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe