Performance: Love is Dead (diário de bordo e registro fotográfico)

segunda-feira, setembro 24, 2012


Foi a Ana quem me arrumou o luminoso punhal, mas quis saber de antemão o que eu faria com ele. Disse a ela que emprestaria o meu corpo e a minha alma, durante um minuto, para a realização de um corajoso e dramático rito de passagem, representando Laura Passing, minha personagem de ficção, no romance literário Sem Palavras.

Sincronizei relógios com a fotógrafa Milena Carvalho na manhã de domingo e combinamos, pontualmente, às cinco horas na encruzilhada das avenidas Anhanguera e Goiás, bem no centro de Goiânia.

Trafegando devagarinho, cheguei ao local com antecedência e me mantive afastada, sem que pudesse ser vista. Um temporal ameaçou cair e me imaginei caminhando lentamente e armada, na chuva.


Foto: Larissa Mundim

Observei a movimentação da fotógrafa no local e, minutos antes do assassínio, notei a chegada de um pequeno grupo de pessoas. Houve algum tipo de manifestação da parte deles e já achei interessante. Pensei: a performance já começou!








Faltando cinco minutos, me recolhi, ainda dentro do carro. Iniciei o processo de concentração exercitando a respiração que leva o umbigo pras costas, para me fortalecer no Centro, a Power House de Joseph Pilates. Ins e ex, ins e ex, ins e ex, ins e ex, ins e ex. Pelo menos cinco vezes para organizar.

Com o tempo que faltava, compus um texto para ser enviado a alguém especial via SMS, exatamente às 17 horas. Ultra oxigenada e ligeiramente confusa, me sentia ali como a pessoa que deixa uma última mensagem. Foi assustador. Deixei tudo prontinho, mas acabei esquecendo de mandar naquele instante que seria o mais simbólico... rsrs.

Quando iniciei a performance, havia consciência absoluta e muita energia circulante. Na evolução, entre 17:00:01 e 17:01:00, cantei o mantra, evocando a presença de Lilu, porque tive vontade. Poderosa é a sensação de estar matando o Amor.


Tum-tum-tum... tum-tum-tum












Fotos: Carolina Pfrimer, Lucas Ribeiro, Milena Carvalho

You Might Also Like

2 comentários

Subscribe